sexta-feira, 7 de setembro de 2012

TEORIA E METODOLOGIA DAS LUTAS

Curso de Educação Física, Faculdade Dom Bosco 7º Período Bacharelado, noite.

Aluno: MIGUEL SANDRO LEAL
Professora: KEITH MARY DE SOUZA SATO.


Tem como objetivo apresentar aos alunos as principais modalidades de luta introduzir os princípios filosóficos prescrever atividades de lutas na infância e adolescência possibilitarem a realização do planejamento de preparação física, tática e técnica de atletas de modalidades de lutas.
http://www.dombosco.com.br/ plano de aprendizagem.



 ARTES MARCIAIS: São disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. são sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos.
 

 LUTAS: Combate de dois atletas, corpo a corpo, e sem armas, de modo geral, ação de combater, com armas ou sem elas, ação de duas forças que agem em sentido contrário, esforço feito por duas pessoas, duas facções, dois povos para vencer um ao outro.


CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS:

OCIDENTAL: Originou-se na Grécia antiga e Roma. A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais segundo esta mitologia são as artes ensinadas pelo Deus Marte aos homens.

ORIENTAL:  Origem na China, Bhodidharma. Aproximadamente há 2.000 anos A.C, Vajramucht (guerreiros indianos) forma de lutas organizadas.
Bhodidharma 520 anos A.C, viajou da Índia para China, hospedado em um templo Shaolin na província de Honam aonde a maioria dos monges apresentavam um precário estado de saúde.
Aonde praticavam meditações exercícios constantes, reabilitação espiritual, técnicas de respiração, yoga e técnicas de combate Shaolin Kung Fu.


TIPOS DE GOLPES:
 
Percussão: Tem por objetivo tocar o oponente utilizando socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.

Domínio: Seu objetivo é agarrar o oponente, utiliza chaves, estrangulamentos e imobilizações.

Suas modalidades podem ser em curta, ação motora de segurar (JUDÔ).

Média ação motora de toques com membros do corpo (TAEKWONDO).

Longa distância utilização de implementos (KENDÔ).



Nenhum comentário:

Postar um comentário