terça-feira, 18 de setembro de 2012

JOGOS DE OPOSIÇÃO

JOGOS DE OPOSIÇÃO

 Os Jogos de Oposição têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006). Alguns desses Jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outros adquiriram uma forma institucionalizada tornando-se esportes e Lutas das quais hoje conhecemos.
 Os Jogos de Oposição tem como característica o ato de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades.
Durante a vivencia dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, socioafetivo e motor. Desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.



CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO


ATAQUE








Tocar: Alunos correndo espalhados pela sala, ao comando do professor um tenta tocar o outro na altura do ombro.

Agarrar: Dispostos frente a frente em duplas enumera 01 e 02, ao comando um foge e o outro prontamente tenta agarra-lo.

Reter: Em duplas enumerados 01 e 02, ao comando dispostos frente a frente ajoelhados tentam fazer deslocamento até um ponto da sala, porem um tenta empedir segurando o outro.

Imobilizar: Sentados de costas um para o outro, ao comando do professor gira o corpo e tenta encostar seu colega no solo.

Desequilibrar: De cocoras posicionados frente a frente apoiam as palmas das mãos e   empurram na tentativa de derrubar o outro.


DEFESA









Esquivar: Esticar uma corda na altura do ombro, alunos deverão deslocar passando de um lado para outro da corda sem encostar fazendo movimento corporal pendular.

Resistir: Em duplas um apoio seu ombro no ombro do colega e tentam empurrar um ao outro ate passar da area demarcada.

Livrar-se: O aluno deita ao solo em decubito ventral e o outro o segura na tentativa de imobilizalo, o professor marca um tempo para tentativa de escapar.

Bloquear: frente a frente um tenta passar pelo outro em uma linha delimitada,  enumerados 01 e 02 ao comando um tenta bloquear a passagem do outro podendo apenas segura-lo nos punhos e ombros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário