terça-feira, 27 de novembro de 2012

PERDA RAPIDA DE PESO


Em competições de lutas, é muito frequente a utilização de alguns métodos para a perda rápida de peso em atletas. Normalmente para a execução da pesagem classificatória que geralmente é realizada 24 horas antes da competição. Esta perda de peso é feita na fase de pré-competitiva onde os atletas fazem restrição alimentar e perda de líquidos, assim ficando um período de tempo sem ingerir líquidos. Treina em lugares fechados, quentes, com vestes de borracha, ocasionando uma hiperliberação de suor, até mesmo através da ingestão de laxantes, diuréticos ou indução a vômitos, assim tendo eliminação de líquidos, em contra partida fazendo estas restrições, ha um grande índice de problemas intestinais e renais, pode-se dizer também que o gasto de energia será maior, do que o atleta poderá consumir.
Com dietas radicais a uma redução de até 10% de massa calórica sendo assim prejudicial à saúde sem contar as alterações psicológicas como fadiga mental, raiva, isolamento entre outros.

Desidratação
            Refere-se a um desequilíbrio na dinâmica dos líquidos quando a ingestão hídrica não consegue repor a perda de água. A desidratação afeta o desempenho aeróbico, diminui o volume de ejeção ventricular pela redução no volume sanguíneo e aumenta a frequência cardíaca.

Efeitos da desidratação
            Aumenta a temperatura central, diminui a sudorese que leva a fadiga. Os efeitos podem ser leves ou graves como até mesmo a morte.
De leve a moderada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário