sábado, 29 de setembro de 2012

Aula dia 25/09.


AULA DO DIA 25/09/2012.

JUDÔ – ROLAMENTOS, QUEDA, PROJEÇÕES, IMOBILIZAÇÃO E ESTRANGULAMENTO.

Aula tradicional de Judô.
Inicio com saudação ao dojo, todos os alunos em duas colunas a frente a professora comanda a saudação.
Após saudação ao Mestre Gigoro-Kano fundador do Judô: todos os alunos posicionados em duas colunas ao comando da professora ajoelham-se, (za-rei), projetam as mãos a frente dos joelhos em forma de triangulo e abaixa a cabeça na direção das mãos em respeito ao Mestre, após levanta-se ao comando da professora.

Aquecimento: Com corrida pela sala toda alunos em fila correndo de frente e depois de costas, ao comando da professora gira o corpo e continua correndo.

Rolamentos:
Para frente, (zempo kaiten ukemi) na base uma perna a frete apoia a mão oposta ao solo e projeta a outra por baixo, impulsiona o corpo para frente fazendo o rolamento sobre o ombro.





Para trás, (ushiro ukemi) de pé abaixa e senta ao solo projetando os dois braços para traz batento com a palma das mãos ao solo, eleva as pernas e gira o corpo fazendo uma volta e caindo com os pés ao solo para elevar-se.




 
Quedas:
Yoko ukemi: Queda Lateral ou queda de lado, corpo de lado pés paralelos, projeta o pé de trás para frente caindo ao solo apoiando a lateral do corpo com o braço esticado e batendo a mão no chão próximo ao quadril.




 
Mae ukemi: Queda para frente, de pé com os pés paralelos deixa o corpo cair ao solo ereto com os braços flexionados, cotovelos ao lado do corpo apoia as mãos ao solo amortecendo a queda sem encostar o corpo no chão, a base inicial também pode ser de joelhos.





Deslocamento:
Pés paralelos apoia as mão uma na gola e a outas próximo ao punho do oponente, faz o deslocamento para o lado sem tirar os pês do chão arrastando e sem cruzar as pernas.

PROJEÇÕES
Te-w aza (técnica de braço), Koshi-waza (técnica de quadril), Ashi-waza (técnica de perna).

Te-waza (técnica de braço):
Partindo de uma posição frontal, utilize a mão esquerda para agarrar com firmeza a manga direita do seu opositor, perto do cotovelo, e avance o pé direito diagonalmente. Rode o pé esquerdo de modo a virar as costas ao seu adversário e dobre as pernas, ao mesmo tempo, eleve o braço direito, passando-o sob a axila direita do adversário. O seu bíceps direito deve ficar sob a axila do opositor, e o facto de puxar este com a mão esquerda assegura que o braço dele fique manietado, condição essencial para o sucesso da projeção.
Ao colocar-se em posição para a projeção, dobre as pernas e dê um impulso com o lado direito da anca. Puxe para a frente e para baixo com os braços, dobre o corpo para a frente, estique as pernas e projete o adversário das suas costas e do ombro direito.






Koshi-waza (técnica de quadril):
Partindo de uma posição frontal, utilize a mão esquerda para agarrar com firmeza a manga direita do seu opositor, perto do cotovelo, e avance o pé direito diagonalmente. Rode o pé esquerdo de modo a virar as costas ao seu adversário e dobre as pernas, ao mesmo tempo encaixando o seu quadril abaixo da cintura de seu oponente fazendo uma alavanca gire o seu corpo projetando-o ao solo.






Ashi-waza (técnica de perna).
De Ashi Barai/De Ashi Harai - Significa “varrida com o pé avançando”. É uma técnica de ashi onde varre-se a perna do oponente quando ele está prestes a avançar o passo mas ainda não pisou no chão. Se o adversário pisou no chão e colocou o peso na base, a técnica exigirá força para se varrer e projetá-lo. O ideal é usar o mínimo de força possível, por isso, encontrar o tempo certo para aplicar a técnica.




 

Imobilizaçã:ossae-waza

Hon-kesa-gatame: Imobilização básica do Judô, muito eficaz. Segura-se sentado lateralmente o braço e o pescoço do adversário, baixando bem a cabeça, imobilizando o oponente.




Yoko-shiho-gatame: Imobilização lateral com quatro apoios. Deitado lateralmente sobre o peito do ukê segurando sobre o pescoço e entre as pernas do adversário.



Kami shiho gatame: Imobilização por cima da cabeça segurando os dois braços do oponente.




Estrangulamento:

Hadaka-jime: Estrangulamento por trás do oponente em posição sentado, conhecido como estrangulamento sem quimono e pressão na traquéia.


 

Kata-juji-jime: Com uma mão para baixo e outra para cima mais a pressão do ombro contra a traquéia e também com a pressão sobre a lateral do pescoço nas artérias carótidas.

Guaku-juji-jime: Estrangulamento muito utilizado, atingindo a corrente sangüínea pelas artérias ao lado do pescoço, com as duas palmas das mãos para cima.




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A prática de técnicas de estrangulamento é uma arte que requer a maior atenção aos detalhes do que qualquer outra técnica do Judô.

Técnicas:

Compressão das artérias carótidas e ativação do sistema nervoso vago, em um ou nos dois lados do pescoço reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro.

Compressão da traquéia impedindo ou diminuindo o fluxo de ar para os pulmões.

Compressão do abdômen e ou pulmões impedindo o oponente de respirar.

Todos os métodos devem ser bem praticados e são bastante úteis em varias situações.

Após a desistência do oponente deve-se tirar a pressão imediatamente do pescoço ou braço.

http://www.judoctj.com.br/

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

MODALIDADES OLIMPICAS

JUDÔ caminho da suavidade.

Até 60kg masculino (Super-leve)
60-66kg masculino (Meio-leve)
66-73kg masculino (Leve)
73-81kg masculino (Super-médio)
81-90kg masculino (Médio)
90-100kg masculino (Meio-pesado)
Acima de 100kg masculino (pesado)

Até 48kg feminino (Super-leve)
48-52kg feminino (Meio-leve)
52-57kg feminino (Leve)
57-63kg feminino (Super-médio)
63-70kg feminino Médio)
70-78kg feminino (Meio-pesado)
Acima de 78kg feminino (pesado).


TAEKWONDO  CAMINHO DOS PÉS E DAS MÃOS.

 

  • Masculino
  • Até 58 kg
  • Até 68 kg
  • Até 80 kg
  • Mais de 80 kg
  • Feminino
  • Até 49 kg
  • Até 57 kg
  • Até 67 kg
  • Mais de 67 kg.
  • ESGRIMA


    Espada individual masculino
    Espada individual feminino
    Espada por equipe feminino
    Florete individual masculino
    Florete por equipe masculino
    Florete individual feminino
    Florete por equipe feminino
    Sabre individual masculino
    Sabre individual feminino
    Sabre por equipe masculino


    BOXE


    Mosca ligeiro: até 43 kg
    Mosca: 51 kg
    Galo: 54 kg
    Pena: 57 kg
    Leve: 60 kg
    Superleve: 63,5 kg
    Meio-médio: 67 kg
    Médio-ligeiro: 71 kg
    Médio: 75 kg
    Meio-pesado: 81 kg
    Pesado: 91 kg
    Super Pesado: Acima de 91kg


    LUTA GRECO ROMANA -  WRESTLING

     

    Luta greco-romana masculino
    • 55 kg
    • 60 kg
    • 66 kg
    • 74 kg
    • 84 kg
    • 96 kg
    • 120 kg

    Luta livre masculino
    • 55 kg
    • 60 kg
    • 66 kg
    • 74 kg
    • 84 kg
    • 96 kg
    • 120 kg

    Luta livre feminino
    • 48 kg
    • 55 kg
    • 63 kg
    • 72 kg

    FONTE: www.quadrodemedalhas.com/.../lutas-olimpicas-jogos-  acessado em 7 set. 2012.


    terça-feira, 18 de setembro de 2012

    JOGOS DE OPOSIÇÃO

    JOGOS DE OPOSIÇÃO

     Os Jogos de Oposição têm como identidade as mesmas características dos esportes de combate praticados desde o início das civilizações (OLIVEIRA e DOS SANTOS, 2006). Alguns desses Jogos continuaram ao longo do tempo sendo utilizados de forma simples e com características da cultura local, já outros adquiriram uma forma institucionalizada tornando-se esportes e Lutas das quais hoje conhecemos.
     Os Jogos de Oposição tem como característica o ato de confrontação que acontece entre duplas, trios ou até mesmo em grupos. Seus objetivos são vencer o adversário, impor-se fisicamente ao outro, respeito às regras e acima de tudo assegurar a segurança do colega durante as atividades.
    Durante a vivencia dos jogos a criança estará sendo estimulada a trabalhar os aspectos cognitivo, socioafetivo e motor. Desta forma a atividade visa contribuir para o desenvolvimento integral do aluno.



    CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS DE OPOSIÇÃO


    ATAQUE








    Tocar: Alunos correndo espalhados pela sala, ao comando do professor um tenta tocar o outro na altura do ombro.

    Agarrar: Dispostos frente a frente em duplas enumera 01 e 02, ao comando um foge e o outro prontamente tenta agarra-lo.

    Reter: Em duplas enumerados 01 e 02, ao comando dispostos frente a frente ajoelhados tentam fazer deslocamento até um ponto da sala, porem um tenta empedir segurando o outro.

    Imobilizar: Sentados de costas um para o outro, ao comando do professor gira o corpo e tenta encostar seu colega no solo.

    Desequilibrar: De cocoras posicionados frente a frente apoiam as palmas das mãos e   empurram na tentativa de derrubar o outro.


    DEFESA









    Esquivar: Esticar uma corda na altura do ombro, alunos deverão deslocar passando de um lado para outro da corda sem encostar fazendo movimento corporal pendular.

    Resistir: Em duplas um apoio seu ombro no ombro do colega e tentam empurrar um ao outro ate passar da area demarcada.

    Livrar-se: O aluno deita ao solo em decubito ventral e o outro o segura na tentativa de imobilizalo, o professor marca um tempo para tentativa de escapar.

    Bloquear: frente a frente um tenta passar pelo outro em uma linha delimitada,  enumerados 01 e 02 ao comando um tenta bloquear a passagem do outro podendo apenas segura-lo nos punhos e ombros.

    ATIVIDADE DE LUTAS NA EDUCAÇAO FÍSICA

    ATIVIDADE DE LUTAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA



    No curso de bacharelado as lutas abordam principalmente um conceito de prática ou seja (aprender a ensinar).
      Aplica-se também na qualidade de vida, alunos que buscam a atividade para manter a forma física e bem estar, ou seja (atividade física e saúde).
    E ainda na prevenção de lesões, psicologia esportiva, fisiologia, prescrição de exercícios e perda rápida de peso.



    Na licenciatura área escolar busca aplicar mais atividades lúdicas para facilitar o aprendizado, enfatizando a cultura corporal para que os alunos possam aprender e dominar novos movimentos, adquirindo habilidade e capacidade para efetuar todos os movimentos.


    LUTAS : POSSIBILIDADE PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

    É importante dizer que as lutas são um conteúdo oficial da disciplina de Educação Física, apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Esse documento não apenas mostra as lutas como um conteúdo a ser trabalhado, como também aponta alguns caminhos para que o professor leve essa proposta ao aluno.


    http://www.brasilescola.com/educacaofisica/luta-nao-violencia-importancia-das-lutas-nas-aulas-.htm




    PEDAGOGIA DOS ESPORTES DE COMBATE

    Diferentes aspectos de estilos de  “Mosston”, os estilos de esino de Mosston (1966) constituem-se como teoria que analisa a estrutura de tomada de decisões em um comportamento de ensino e suas conexões: comandos,  tarefas, avaliação reciproca, programação individualizada, descoberta orientada e solução de problemas.


    Reprodutor / Direto                                              Produtor / Indireto

    01- comando                                                      01- descoberta guiada
    02- tarefa                                                            02- descoberta divergente
    03- estilo reciproco                                            03- programada individual
    04- inclusão                                                        04- resolução dos problemas
                                                                                 05- T.G.F.U – jogos para entender

    E serão aplicadas nas seguintes condições;
    Etapas – Fases – Idade – Escolha da atividade – Metodologia.

    JUDÔ

    JUDÔ Caminho da suavidade.  (Do Caminho - Ju suavidade)





    Objetivo: minimo de esforço,  maximo de eficácia.
    Luta aciclica e  internitente


    Inventado pelo Mestre Jigoro Kano (1890). Fez analizes biomecânicas ultilizando principios de alavancas para desequilibrar o oponente.






    Elementos Técnicos

    Saudação – quedas – deslocamento – pegada – projeções – estrangulamento – chaves – imobilizações.





    Competição




    Masculino 05 minutos e feminino 04 minutos.

    Em  caso de empate masculino mais 03 minutos e femino 02 minutos.

    Golden scorre: É definido por bandeirada.

    Repescagem, apenas entra quem chegou nas quartas de finais.





    Pontuação

    yuko – 0,25                           waza-ari – 0,5                        ippon – 1,0


    Penalidades

      advertência 
     yuko 
     waza-ari
      ippon


    Quedas

    De costas -  Ippon        Sentado – waza-ari         De ombro – yuko.


    Imobilização

    15 segundos – yuko
    20 segundos – waza-ari
    Um total de 25 segundos – ippon





    sexta-feira, 7 de setembro de 2012

    Curriculo Lattes

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4950493Y3

    TEORIA E METODOLOGIA DAS LUTAS

    Curso de Educação Física, Faculdade Dom Bosco 7º Período Bacharelado, noite.

    Aluno: MIGUEL SANDRO LEAL
    Professora: KEITH MARY DE SOUZA SATO.


    Tem como objetivo apresentar aos alunos as principais modalidades de luta introduzir os princípios filosóficos prescrever atividades de lutas na infância e adolescência possibilitarem a realização do planejamento de preparação física, tática e técnica de atletas de modalidades de lutas.
    http://www.dombosco.com.br/ plano de aprendizagem.



     ARTES MARCIAIS: São disciplinas físicas e mentais codificadas em diferentes graus, que tem como objetivo um alto desenvolvimento de seus praticantes para que possam defender-se ou submeter o adversário mediante diversas técnicas. são sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos.
     

     LUTAS: Combate de dois atletas, corpo a corpo, e sem armas, de modo geral, ação de combater, com armas ou sem elas, ação de duas forças que agem em sentido contrário, esforço feito por duas pessoas, duas facções, dois povos para vencer um ao outro.


    CLASSIFICAÇÃO DAS LUTAS:

    OCIDENTAL: Originou-se na Grécia antiga e Roma. A origem do termo artes marciais é ocidental e latina, uma referência às artes de guerra e luta. Sua origem é vinculada ao deus da guerra greco-romano Marte. Assim, as artes marciais segundo esta mitologia são as artes ensinadas pelo Deus Marte aos homens.

    ORIENTAL:  Origem na China, Bhodidharma. Aproximadamente há 2.000 anos A.C, Vajramucht (guerreiros indianos) forma de lutas organizadas.
    Bhodidharma 520 anos A.C, viajou da Índia para China, hospedado em um templo Shaolin na província de Honam aonde a maioria dos monges apresentavam um precário estado de saúde.
    Aonde praticavam meditações exercícios constantes, reabilitação espiritual, técnicas de respiração, yoga e técnicas de combate Shaolin Kung Fu.


    TIPOS DE GOLPES:
     
    Percussão: Tem por objetivo tocar o oponente utilizando socos, chutes, joelhadas e cotoveladas.

    Domínio: Seu objetivo é agarrar o oponente, utiliza chaves, estrangulamentos e imobilizações.

    Suas modalidades podem ser em curta, ação motora de segurar (JUDÔ).

    Média ação motora de toques com membros do corpo (TAEKWONDO).

    Longa distância utilização de implementos (KENDÔ).