AULA DO DIA 25/09/2012.
JUDÔ – ROLAMENTOS, QUEDA, PROJEÇÕES, IMOBILIZAÇÃO E ESTRANGULAMENTO.
Aula tradicional de Judô.
Inicio com saudação ao dojo, todos os alunos em duas colunas a frente a professora comanda a saudação.
Após saudação ao Mestre Gigoro-Kano fundador do Judô: todos os alunos posicionados em duas colunas ao comando da professora ajoelham-se, (za-rei), projetam as mãos a frente dos joelhos em forma de triangulo e abaixa a cabeça na direção das mãos em respeito ao Mestre, após levanta-se ao comando da professora.
Aquecimento: Com corrida pela sala toda alunos em fila correndo de frente e depois de costas, ao comando da professora gira o corpo e continua correndo.
Rolamentos:
Para frente, (zempo kaiten ukemi) na base uma perna a frete apoia a mão oposta ao solo e projeta a outra por baixo, impulsiona o corpo para frente fazendo o rolamento sobre o ombro.
Para trás, (ushiro ukemi) de pé abaixa e senta ao solo projetando os dois braços para traz batento com a palma das mãos ao solo, eleva as pernas e gira o corpo fazendo uma volta e caindo com os pés ao solo para elevar-se.
Quedas:
Yoko ukemi: Queda Lateral ou queda de lado, corpo de lado pés paralelos, projeta o pé de trás para frente caindo ao solo apoiando a lateral do corpo com o braço esticado e batendo a mão no chão próximo ao quadril.
Mae ukemi: Queda para frente, de pé com os pés paralelos deixa o corpo cair ao solo ereto com os braços flexionados, cotovelos ao lado do corpo apoia as mãos ao solo amortecendo a queda sem encostar o corpo no chão, a base inicial também pode ser de joelhos.
Deslocamento:
Pés paralelos apoia as mão uma na gola e a outas próximo ao punho do oponente, faz o deslocamento para o lado sem tirar os pês do chão arrastando e sem cruzar as pernas.
PROJEÇÕES
Te-w aza (técnica de braço), Koshi-waza (técnica de quadril), Ashi-waza (técnica de perna).
Te-waza (técnica de braço):
Partindo de uma posição frontal, utilize a mão esquerda para agarrar com firmeza a manga direita do seu opositor, perto do cotovelo, e avance o pé direito diagonalmente. Rode o pé esquerdo de modo a virar as costas ao seu adversário e dobre as pernas, ao mesmo tempo, eleve o braço direito, passando-o sob a axila direita do adversário. O seu bíceps direito deve ficar sob a axila do opositor, e o facto de puxar este com a mão esquerda assegura que o braço dele fique manietado, condição essencial para o sucesso da projeção.
Ao colocar-se em posição para a projeção, dobre as pernas e dê um impulso com o lado direito da anca. Puxe para a frente e para baixo com os braços, dobre o corpo para a frente, estique as pernas e projete o adversário das suas costas e do ombro direito.
Koshi-waza (técnica de quadril):
Partindo de uma posição frontal, utilize a mão esquerda para agarrar com firmeza a manga direita do seu opositor, perto do cotovelo, e avance o pé direito diagonalmente. Rode o pé esquerdo de modo a virar as costas ao seu adversário e dobre as pernas, ao mesmo tempo encaixando o seu quadril abaixo da cintura de seu oponente fazendo uma alavanca gire o seu corpo projetando-o ao solo.
Ashi-waza (técnica de perna).
De Ashi Barai/De Ashi Harai - Significa “varrida com o pé avançando”. É uma técnica de ashi onde varre-se a perna do oponente quando ele está prestes a avançar o passo mas ainda não pisou no chão. Se o adversário pisou no chão e colocou o peso na base, a técnica exigirá força para se varrer e projetá-lo. O ideal é usar o mínimo de força possível, por isso, encontrar o tempo certo para aplicar a técnica.
Imobilizaçã:ossae-waza
Hon-kesa-gatame: Imobilização básica do Judô, muito eficaz. Segura-se sentado lateralmente o braço e o pescoço do adversário, baixando bem a cabeça, imobilizando o oponente.
Yoko-shiho-gatame: Imobilização lateral com quatro apoios. Deitado lateralmente sobre o peito do ukê segurando sobre o pescoço e entre as pernas do adversário.
Kami shiho gatame: Imobilização por cima da cabeça segurando os dois braços do oponente.
Kata-juji-jime: Com uma mão para baixo e outra para cima mais a pressão do ombro contra a traquéia e também com a pressão sobre a lateral do pescoço nas artérias carótidas.
Guaku-juji-jime: Estrangulamento muito utilizado, atingindo a corrente sangüínea pelas artérias ao lado do pescoço, com as duas palmas das mãos para cima.
.
A prática de técnicas de estrangulamento é uma arte que requer a maior atenção aos detalhes do que qualquer outra técnica do Judô.
A prática de técnicas de estrangulamento é uma arte que requer a maior atenção aos detalhes do que qualquer outra técnica do Judô.
Técnicas:
Compressão das artérias carótidas e ativação do sistema nervoso vago, em um ou nos dois lados do pescoço reduzindo o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro.
Compressão da traquéia impedindo ou diminuindo o fluxo de ar para os pulmões.
Compressão do abdômen e ou pulmões impedindo o oponente de respirar.
Todos os métodos devem ser bem praticados e são bastante úteis em varias situações.
Após a desistência do oponente deve-se tirar a pressão imediatamente do pescoço ou braço.
http://www.judoctj.com.br/